O Que São Implantes Osseointegrados?
É uma geração de implantes introduzidos a partir da década de 60, e que só agora atingem um grau de aceitabilidade universal. São parafusos de titânio, colocados em áreas desdentadas, que apresentam capacidade de exercer as funções mastigatórias e funcionais de maneira semelhante aos dentes naturais.
Normalmente o implante é colocado em duas etapas: uma para a inserção do implante de titânio propriamente dito – cirurgia mais extensa – e outra, alguns meses após, para a colocação de dispositivos que suportarão as próteses.
O Que Existe de Mágico no Titânio?
Nada. O titânio é utilizado na ortopedia há muitas décadas. Ele não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e não apresenta fenômenos de rejeição imunológica.
O sucesso do uso do titânio é devido a um bom conjunto de fatores. As características do metal sem dúvida são positivas, mas por si não garantem o sucesso do procedimento. O sucesso depende, em suma, do planejamento da técnica cirúrgica, de um período de cicatrização sem a colocação das próteses, e uma prótese adequada.
Não é um exagero o dentista pedir tomografia computadorizada para análise do osso?
Não, especialmente no arco superior. Um estudo detalhado com o uso de tomografia computadorizada evita surpresas.
Quais os Riscos Cirúrgicos do Implante Odontológico?
Mínimos. A cirurgia é realizada com anestesia local e é muito menos traumática do que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a remoção de dentes do siso inclusos, por exemplo. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incomodo maior. Existe, porém, uma chance inerente à qualquer intervenção cirúrgica – como inflamação pós-operatória, edema e algumas outras possibilidades, mas em índices muito baixos e que não contra-indicam a técnica.
Quanto Tempo Dura Uma Cirurgia de Implante?
Normalmente a cirurgia leva de uma a duas horas. Em casos excepcionais este tempo pode ser estendido.
Existe Garantia de Sucesso dos Implantes?
A princípio a alta taxa de sucesso é uma boa garantia, mas sempre existe, nos processos biológicos uma certa dose de imponderabilidade. Não há a possibilidade de certeza de absoluto sucesso, mas o desconforto da cirurgia é muito inferior ao benefício de possuir uma prótese fixa. Nos casos onde ocorre a falha, o procedimento pode ser refeito.
Qual a Chance de Um Implante Odontológico dar Certo?
Estudos de longa duração demonstraram que certos tipos de implantes apresentam taxas de sucesso acima de 90%. Este índice de sucesso é uma média, e não vale igualmente para todas as regiões da boca. Os índices de falha em desdentados totais inferiores é próximo a 0% e na região posterior da maxila, com osso pouco denso e após a colocação de implantes curtos (devido aos seios maxilares), a taxa pode chegar a 33%.
Você tem alguma pergunta sobre implante? Fale com a gente! Agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe, antes de realizar seu implante. Ligue 3685-2412 ainda hoje e agende a sua consulta!