Durante o Carnaval muita gente vai para as ruas para se divertir. Com o aumento dos blocos de rua, é mais comum encontrar foliões que aproveitam o feriado para conhecer gente nova e beijar muito.
Muita gente não se preocupa com o que pode acontecer. E a maioria nem imagina um “selinho”, ou mesmo o compartilhamento de um copo ou canudinho com outra pessoa, trazem o risco de doenças para o folião.
Nós da Conclin Odontologia nos preocupamos com a sua saúde, e listamos abaixo algumas doenças comuns que podem ser contraídas nessa época do ano. Portanto, leia atentamente e tome cuidado!
1. Herpes
A Herpes é a doença de boca mais conhecida, e a maior parte das pessoas acredita que evitar beijar alguém que tenha algum tipo de lesão na boca é suficiente para evitar o contágio. Mas esse não é o caso.
A herpes pode ser transmitida mesmo se não houver lesão aparente na boca da pessoa que está contaminada. E, caso você seja infectado, pode ficar muito tempo sem nem saber o que aconteceu: A primeira manifestação pode ocorrer após 7 dias do contágio, e os traços do vírus no sangue só podem ser detectados após cerca de um mês.
Outro fator que dificulta a identificação da doença é que a maioria das pessoas só manifesta as lesões decorrentes do vírus em situações de baixa imunidade. Fique atento!
2. “Doença do Beijo”
A mononucleose, também conhecida como “doença do beijo”, é transmitida pela saliva. E, apesar do nome, pode ser transmitida sem o contato com os lábios do “crush”, mas pelo compartilhamento de copos e talheres com uma pessoa infectada.
A doença causa febre, cansaço, dor de garganta, fadiga e perda de peso. Ou seja, representa o fim da festa para a pessoa infectada. O tratamento exige repouso, e o vírus pode ser transmitido pelo período aproximado de um ano.
3. Sífilis
Sim, a Sífilis está na nossa lista. Algumas pessoas acreditam estarem se protegendo ao fazer sexo oral com um desconhecido, evitando assim contato das partes íntimas e, consequentemente, alguma doença sexualmente transmissível – DST.
Ocorre que muitas DSTs podem ser contraídas pela boca, e a sífilis é uma delas. A sífilis possui alguns estágios, e o estágio secundário gera manchas na pele e na mucosa da boca, além de poder apresentar quadro febril.
No caso de se deparar com algum dos sintomas acima, busque imediatamente a ajuda de um médico. Lembre-se! Seu corpo é especial. Cuide-se! E um ótimo feriado.
Você já foi no dentista esse ano? Ainda não? Faça sua consulta periódica ao menos uma vez por semestre. Ligue agora e agende sua consulta na Conclin Odontologia. 11 3685-2412