Você já sabe que manter bons hábitos de higiene e limpeza podem garantir a saúde dos seus dentes. Mas você sabia que algumas situações do dia-a-dia podem fazer o seu dente quebrar? Talvez você esteja colocando os seus dentes em risco e nem saiba! Abaixo listamos 9 situações que podem fazer com o seu dente quebre. Preste atenção e tome cuidado!
1. Maus Hábitos
Mastigar a ponta da caneta, roer as unhas ou segurar objetos entre os dentes… Esse tipo de hábito pode levar à lesão ou enfraquecimento dos dentes, e, em alguns casos da gengiva. Policie-se para evitar esse tipo de atitude e manter seus dentes saudáveis
2. Não usar um protetor de dentes ao praticar esportes
Esse realmente não é um hábito aqui no Brasil. As pessoas costumam associar o uso do protetor a esportes marciais, mas esportes como basquete, andar de skate e bicicleta podem proporcionar situações de risco. Os melhores protetores são aqueles feitos pelo dentista, sobre medida. São mais confortáveis e não ficam soltos durante a prática do esporte.
3. Ranger os dentes
Algumas pessoas não sabem, mas a causa de desconforto e dores em sua mandíbula pela manhã pode ser por ranger os dentes durante a noite. Essa atitude involuntária, além de causar dor, pode levar seus dentes ao desgaste, trincar ou até mesmo quebrar! Esse problema, chamado de bruxismo, exige da pessoa o uso de uma placa de mordida durante o período de sono. Se você passa por esse tipo de situação, agende uma consulta na Conclin e faça sua placa o mais rápido possível.
4. Alimentos duros
Não, você não estava comendo pão quando o seu dente quebrou. Os maiores culpados por dentes quebrados são alimentos como gelo, nozes e sementes duras, doces e os piruás – milhos de pipoca que não estouram. E quando comer carnes, tome muito cuidado para não morder ossos.
5. Piercing nos lábios ou na língua
Hoje em dia já não está tão na moda, mas muita gente ainda usa. Eles podem ser mordidos acidentalmente, gerando um trauma nos dentes. O hábito de esfregar o piercing na gengiva ou nos dentes pode causar lesões e até mesmo a perda do dente.
6. Dentes tortos
O fato dos dentes estarem tortos e fora da posição ideal causam desgastes em partes dos dentes que normalmente não deveriam entrar em contato. Ao forçar o contato para realizar funções básicas como a mastigação e a fala, os dentes acabam enfraquecendo e quebrando. Se precisar, a Conclin conta com os melhores profissionais para o tratamento ortodôntico.
7. Não cuidar da higiene dos dentes
Cáries e tártaro fazem com que dentes e gengivas fiquem extremamente fracos, o que pode levar o dente a quebrar. Faça suas escovações diárias e não abra mão do uso de fio dental e realizar suas consultas periódicas.
8. Usar seus dentes para abrir as coisas
Por mais bacana que possa parecer nos filmes, abrir uma garrafa nos dentes é a pior coisa que você pode fazer. O design dos dentes é inteligente e exclusivo para cortar alimentos, mastigação e fala. Se você usa seus dentes para abrir ou cortar objetos, pare de fazer isso imediatamente.
9. Usar aparelhos clandestinos
Sério: Por quê instalar um aparelho em um profissional que não está preparado para isso? Ou pior, comprar peças para colocar no aparelho sem a supervisão de um ortodontista? Aparelho é coisa muito séria e o seu uso é para correção dos dentes. O uso indiscriminado pode fazer os dentes entortarem e quebrarem, como vimos no item 6. E pode até levar à perda dos dentes! Se você realmente precisar usar um aparelho, agende uma consulta com nossos especialistas.
E se o dente quebrou?
Não se preocupe, a Conclin Odontologia vai lhe ajudar. Agende a sua consulta com um de nossos especialistas para resolvermos seu problema. Ligue 3685-2412. Queremos ver você voltar a sorrir!
Gostei bastante do seu blog. Legal o conteudo. Parabéns
🙂